Remoção de Sinais, Cistos e Tumores de Pele
Categoria: Dermatologia Responsável: Dra. Ane Simões Pires e Dra.Vivian Trein Cunha
De acordo com o diagnóstico clínico após exame minucioso da pele do paciente, pode ser indicada a remoção ou investigação com biópsia de algumas lesões.
BIÓPSIA Em alguns casos, é indicada a bióspia incisional de uma lesão de pele, a fim de auxiliar no diagnóstico . A técnica consiste na remoção de pequenos fragmentos de pele , através de um instrumento cilíndrico com a ponta cortante , chamado “punch”. Após a escolha do local a ser investigado, é feita uma desinfecção, seguida de injeção anestésica. A amostra de pele removida será encaminhada para o laboratório de anatomia patológica e o resultado estará pronto em aproximadamente 7 dias. Pode ser necessário um ponto cirúrgico para fechamento da pele ou apenas curativo oclusivo com gaze.
A EXCISÃO E A BIÓPSIA EXCISIONAL são procedimentos cirúrgicos realizados com a intenção de remover completamente as lesões da pele, sendo realizadas através de anestesia local. A área será inicialmente limpa e desinfectada, e depois será anestesiada com uma injeção de anestésico local (lidocaína) geralmente associado a um agente vasoconstrictor (epinefrina). A área vai permanecer anestesiada por 2 a 4 horas após o procedimento.
A incisão é feita com um bisturi e a peça cirúrgica que foi removida será encaminhada para o patologista fazer um exame anatomopatológico, que poderá confirmar o diagnostico. O fechamento da pele é feito com pontos de sutura que deverão ser retirados entre 5 a 14 dias, dependendo da localização da cirurgia. A maioria das pessoas não requer medicação para dor após o procedimento. Ocasionalmente, excisões e biópsias excisionais não removerão completamente a lesão, e outra cirugia pode ser necessária.
A CRIOTERAPIA é um procedimento muito usado por dermatologistas, que destrói lesões da pele ou mucosas através da aplicação de nitrogênio líquido. Algumas lesões cutâneas pré-cancerosas e benignas, tais como verrugas, ceratoses, melanoses solares podem ser tratadas através deste método.
Os efeitos colaterais da crioterapia incluem dor, formação de bolhas e descoloração da pele, que pode permanecer no local como uma pequena mancha em geral mais clara do que a pele normal, ou mesmo causar cicatrizes permanentes, dependendo do tipo de lesão que está sendo tratada e das intercorrências durante o processo de cicatrização. Muitas lesões necessitam de uma série de vários tratamentos, especialmente as lesões mais espessas.
Tratar uma lesão de forma conservadora diminui o risco de cicatriz e mancha definitiva, mas aumenta as chances de que a lesão não vai ser tratada completamente. Algumas vezes, uma lesão pode requerer mais de uma sessão de crioterapia. Por isso, a experiência do dermatologista é importante para que congelamento ideal seja aplicado em uma lesão específica. Como exemplo, quanto mais longo o tempo em que o nitrogênio líquido é aplicado sobre a lesão, mais vai doer e, por isso, algumas vezes as lesões são anestesiadas antes do procedimento. Mas, neste caso, a crioterapia vai atuar melhor, apesar da maior probabilidade da formação de cicatriz ou mancha definitiva.
Após o tratamento, a área tratada ficará, inchada, dolorosa e pode formar uma bolha. Pode-se cobrir a região com um curativo e pomada antibiótica, mas isso não é necessário. A região tratada pode ser lavada normalmente.
CAUTERIZAÇÃO ou eletrocauterização é um procedimento cirúrgico destrutivo usado para tratar algumas lesões benignas da pele e alguns tipos de cânceres superficias da pele.. Esta técnica também pode ser usada para destruir restos de células , após a remoção por cureta ou corte.
Após limpeza e desinfecção da área da pele em que a lesão se situa, a região é anestesiada localmente, através de uma injeção contendo um anestésico local (lidocaína) e geralmente contendo também um agente vasoconstritor (epinefrina), para melhor controle do sangramento.
CURETAGEM de uma lesão é uma espécie de raspagem feita com um instrument chamado cureta ou mesmo com uma lâmina de bisturi e o material curetado pode ser enviado para exame anatomopatológico . Ocorre a formação de crosta que é eliminada espontaneamente após alguns dias