Mamoplastia de aumento (Prótese)
Categoria: Mamas Responsável: Dr. Felipe Simões Pires
Uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo, consiste no aumento das mamas através do implante de próteses de silicone. É indicada para as pacientes que sempre tiveram os seios pequenos ou para as que apresentaram alterações de volume após emagrecimento ou gestações. As vias de acesso para colocação do implante são o sulco infra-mamário, a aréola e a região axilar. Através destas, ele pode ser colocado em 3 planos diferentes: abaixo da glândula, abaixo do músculo ou em posição mista (Dual-Plane), dependendo do caso. Nos últimos anos houve um avanço tecnológico importante da indústria farmacêutica de produção de próteses de silicone. Atualmente as utilizados são as de quinta geração, que são caracterizadas por um revestimento mais forte e um gel de silicone de alta coesividade, o que diminui o risco de vazamentos, fator responsável pelas principais complicações. Devido a tal fato, a durabilidade é muito maior, não existindo mais um tempo limite para a realização da troca das próteses, mas geralmente após 15-20 anos elas devem ser substituídas. As marcas de próteses utilizadas pelo Dr. Felipe passaram pelos mais diversos testes de qualidade das agências fiscalizadoras brasileiras, e a maioria fornece garantia vitalícia caso um dia haja essa necessidade de troca.
Mastopexia (Levantamento das Mamas)
Categoria: Mamas Responsável: Dr. Felipe Simões Pires
Com o passar dos anos, as mamas sofrem ação da gravidade e alterações de volume devido a diversas causas como por exemplo variações de peso e gestações. Esse processo faz com que as mamas fiquem atrofiadas e menos consistentes, modificando sua forma e provocando a sua queda. A mastopexia consiste no levantamento mamário, podendo ser realizada de forma isolada ou associada a colocação de um implante de silicone, se for de desejo da paciente aumentar o volume. A cicatriz resultante depende da quantidade de pele excedente, variando desde uma isolada ao redor da aréola até a extensão inferior em "T" invertido, como nas mamoplastias redutoras.
Mamoplastia Redutora
Categoria: Face Responsável: Dr. Felipe Simões Pires
Pacientes com grande volume mamário, além das inerentes queixas estéticas em relação ao formato desproporcional e queda das mamas, apresentam também queixas de dores na coluna e sensação de peso nos ombros. A redução mamária, com ressecção de pele, tecido glandular e gordura, tem por objetivo atenuar essas queixas, garantindo mamas mais harmônicas e proporcionais ao contorno corporal de cada paciente. A ressecção de tecidos invariavelmente resulta um uma cicatriz, sempre ao redor da aréola e com prolongamento inferior, geralmente em forma de "T" invertido.
Reconstrução de Mama (Pós Câncer)
Categoria: Mama Responsável: Dr. Felipe Simões Pires
A Rinoplastia tem por objetivo corrigir as anormalidades estéticas do nariz (forma e tamanho) melhorando a aparência e a autoestima das pessoas, mas sempre garantindo e respeitando a função básica nasal, que é a respiração. Para tal, a adequada identificação de eventuais alterações como desvios septais, hipertrofias de cornetos ("carne esponjosa") e insuficiências valvulares são de fundamental importância, e sua correção é realizada no mesmo procedimento cirúrgico. Como o nariz ocupa uma posição central na face, sua forma e suas medidas devem ser proporcionais as demais estruturas do rosto, harmônicas com o conjunto. Ou seja, para cada pessoa existe um "nariz" adequado para o seu rosto. Existem duas abordagens cirúrgicas básicas para a rinoplastia: a fechada, na qual apenas incisões internas são realizados, consequentemente sem cicatrizes aparentes e a aberta, na qual se associa uma pequena incisão na pele da columela (região entre as narinas), permitindo uma maior visibilidade da estruturas internas. A qualidade da cicatriz resultante geralmente é muito boa, sendo praticamente imperceptível.
Ginecomastia (Mama Masculina)
Categoria: Mamas Responsável: Dr. Felipe Simões Pires
Ginecomastia é o nome dado ao aumento das mamas em homens, o que leva à uma "feminilização" da região torácica. Essa alteração ocasiona um grande desconforto estético e psicológico aos pacientes, levando-os a evitar o uso de roupas mais justas ou ficar sem camisa. Existem várias causas para o aparecimento do problema, como o uso de esteroides anabolizantes, medicações para controle da pressão arterial, doenças do fígado, obesidade, entre outras. Além disso, em alguns períodos da vida, como na adolescência ou na terceira idade, seu aparecimento é considerado fisiológico (normal). Assim, cada caso deve ser avaliado de forma criteriosa antes da cirurgia. O tratamento do ginecomastia varia conforme a constituição da mama aumentada. Em casos em que há somente um aumento de gordura localizada, a correção é realizada através da lipoaspiração. No entanto, quando existe um aumento também da glândula, uma incisão ao redor da parte inferior da aréola (em meia lua) torna-se necessária para permitir a sua resseção. Em casos de aumentos maiores, pode ser necessária a ressecção de pele.